Quase tudo o que foi referido sobre o desenvolvimento, implementação e tecnologia de suporte, relativamente aos portais para colaboradores (intranets), também se aplica aos portais para parceiros (extranets). A plataforma tecnológica é semelhante, sendo apenas alargado o âmbito dos colaboradores que vão trocar informação entre si.
Deixa de estar limitado à empresa ou grupo de empresas, passando a abranger também parceiros de negócio externos. Nem sequer a questão da conectividade será forçosamente uma novidade, uma vez que a intranet, apesar de limitada aos colaboradores de uma mesma organização, é já muitas vezes geograficamente dispersa (desde que essa organização esteja distribuída por mais que um local, ou se estiver previsto o acesso à sua informação a partir de locais remotos como a casa dos colaboradores ou outros pontos de acesso quando em viagem).
Neste caso dos portais para parceiros, é natural que empresa que o promove, e que geralmente financia o seu arranque na totalidade, seja a principal beneficiária da sua utilização. No entanto, para que este portal seja bem aceito pelos parceiros de negócio (fornecedores e/ou clientes de bens e serviços) é necessário que existam vantagens claras e explícitas também para estes.
Se a empresa promotora pretende ter como parceiros na sua extranet os seus clientes e a interface que lhes propõe não permite a integração com o sistema de informação destes (o que acontece na maior parte das situações analisadas neste estudo), poder-se-á dar o caso de lhes estar a pedir um duplo processamento de encomendas (primeiro na aplicação do fornecedor – em ambiente browser - e depois no próprio sistema de informação da empresa onde as compras são processadas). Esse pedido de esforço adicional só será aceito se for contrabalançado por vantagens claramente compensadoras.
Já no sentido inverso, clientes promotores relativamente aos seus fornecedores, a empresa promotora poderá com mais facilidade tirar partido do seu poder negocial e servir como motor de implementação, eventualmente impondo até algumas condições de adesão.
O custo de desenvolvimento e implementação de uma extranet base poderá oscilar, para a organização promotora, entre os 10.000 euro e os 50.000 euro. Um elevado grau de integração com as outras aplicações utilizadas na empresa e funcionalidades muito sofisticadas poderão fazer aumentar o limite superior indicado para valores bastante superiores.
Para os parceiros aderentes, os custos não são normalmente significativos (pode-se resumir a um acesso à Internet, se ainda não existir).
Se algum parceiro aderente decidir integrar a informação trocada numa determinada extranet no seu sistema de informação, incorrerá com certeza em custos adicionais. A decisão de o fazer ou não deverá resultar de uma análise custo/benefício.
Cada parceiro que decida avançar com essa integração terá de ser tido em conta, pela empresa que lançou a extranet, em qualquer desenvolvimento futuro desta solução.
1 Comment:
No atual clima economico, todas as empresas estão sob uma enorme pressão para reduzir custos, aumentar receitas e melhorar a eficiência. O acesso rápido, seguro e barato à informação, a sua interação, a partilha de documentos e processos entre os parceiros de negócio, permitem resolver problemas de falta de informação, agilizando os processos entre os diversos intervenientes na cadeia de negócio, concretizando-se num objetivo estratégico de qualquer empresa. O que torma o b2b uma grande ideia.
Post a Comment