Os portais para colaboradores são uma poderosa ferramenta para a integração dos funcionários de uma organização, que se comunicam através da própria intranet. A facilidade para obtenção de informação interna aumenta consideravelmente a produtividade. Através desse tipo de portal a comunicação tanto ocorre para os colaboradores como entre eles. A seguir, o que deve ser levado em conta para a implantação de um portal para colaboradores:
- Integração com o ERP da empresa, a fim de facilitar a disponibilização de uma vasta gama de informações;
- Em caso de integração com RH, permitir a exposição de um perfil pessoal com dados como endereço, contatos, etc;
- O acesso ao módulo de Gestão Comercial deve prover consulta de fichas de clientes, extrato de contas correntes, vendas, encomendas e estoque, entre outros;
- Otimização de processos logísticos, pois com a utilização de serviços internos pode ser possível agendar viagens, veículos, requerer serviços de outros departamentos e demais solicitações;
- "Áreas comuns" com notícias, enquetes e downloads, conferindo ao portal maior dinâmica;
- Para o uso por parte de colaboradores externos, deve ser oferecido acesso extranet/internet.
Um portal interno, portanto, deve oferecer mais dinamismo às operações e, por conseqüência, maior produtividade. Para melhoramento contínuo, é importante que seja mantida uma área de sugestões, pois como todo software, um portal tende ao desuso com a não atualização/compatibilidade com os processos da empresa.
Uma boa ferramenta para a implementação é o SharePoint Server, da Microsoft. Essa plataforma de comunicação pode criar um ou vários sites (editados pelo SharePoint Designer, evolução do antigo FrontPage) com recursos como fóruns e compartilhamento de documentos, entre muitos outros interessantes. A integração dele com o seu ERP é feita com o uso do BizTalk, também da Microsoft. Sendo parte integrande do Microsoft Office, a conversação com softwares como Word e Excel é automática.
Fonte: http://www.nesi.com.pt/
1 Comment:
Quando ouvia o termo b2b, relacionava apenas a venda, por isso ficava sem entender a profundidade do assunto, com este texto deu para perceber que o b2b representa todo o processo, não se focando apenas com a venda e sim com as formas de tornar a empresa mais competitiva. Me corrija caso eu esteja errado.
E outra coisa que gostaria de comentar é o fato disto ser um exemplo claro de Web 2.0 voltado para empresas.
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