Uma nova modalidade do m-commerce é o m-Payment, que consiste na venda por troca de créditos de celular.
O funcionamento é simples:
1. Com o número do cliente o vendedor cadastra uma compra com o valor, número de parcelas.
2. O comprador recebe uma mensagem informando que a compra está sendo feita.
3. O comprador digita uma senha e o como quer pagar para a operadora.
4. Se a operação ocorrer sem problemas será enviada uma mensagem para ambos com confirmando as informações da venda/compra.
No Brasil o m-Payment mais difundido é Oi-Paggo, que não cobra pelas mensagens trocadas. Apenas uma mensalidade de R$2,50. E o cliente recebe uma fatura com as compras realizadas. Assim como em uma operadora de cartão de crédito.
Mas para tudo isso acontecer, tanto o cliente quanto o vendedor precisam estar devidamente cadastrados no sistema da Oi.
Além da Oi, há o HSBC, Banco do Brasil, e o Banco Real que também apresentaram suas versões de m-Payment.
É uma forma promissora de vendas, mas ainda precisa ser divulgada pelas empresas e estimulada pelas operadoras. Pode ser utilizado por vendedores de rua, prestadores de serviço, taxistas. Vejo como o futuro das transações online.
Fontes: Oi Paggo Tecnocracia
1 Comment:
Curiosamente, estava fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre o EDI, e encontrei muitos materiais relacionando minha área de estudo com o comércio eletrônico. Vamos conversar na aula de quinta para trocarmos conteúdo de pesquisa.
Tire uma dúvida: o Oi Paggo pode ser compreendido nas definições de m-commerce?
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