2009: vendas em queda no mercado de celulares

A crise chega ao mercado de celulares. A consultoria IDC prevê que, em 2009, a venda de telefones móveis vai retroceder 1,9% em comparação a 2008. É a maior desaceleração desde 2001, ano dos atentados terroristas do 11 de setembro, quando as vendas caíram 2,3%.

A IDC ressalta que, nos últimos anos, o mercado cresceu a taxas anuais de dois dígitos por conta do impulso observado nos países emergentes. Mas com a estagnação dessas economias, as vendas em devem fechar 2008 a 7,8% antes de decrescer no ano que vem.

Players da indústria já se manifestam perante a crise. Qualcomm, Texas Instruments, e MediaTek estão entre alguns dos fornecedores que anunciaram reduções na produção para o próximo ano. “Existe muita incerteza sobre tarifas e níveis de mercado”, observa Ryan Reith, analista sênior da IDC para o mercado de teleofnia móvel.

Nos últimos meses, uma série de importantes players da indústria - incluindo a componente fornecedores, handset decisores, e os operadores - ter anunciado as suas preocupações com microtelefone volumes, em 2009. A maioria têm indicado que esperam um ano-sobre-ano devido à diminuição da sinalização da economia global.

A consultora avalia também que, com menos dinheiro no bolso, os consumidores vão pensar melhor antes de trocar de aparelho. Enquanto o dispositivo funcionar corretamente, os consumidores podem adiar a decisão até a economia se estabilizar. A mudança na demanda reduzirá a necessidade de dispositivos de vendedores.

Esperança para 2010
Apesar da crise, a IDC não acredita que a desaceleração nas vendas se prolongará por muito tempo. Para 2010, a consultoria espera melhorias na economia e na recuperação do setor.

Os smartphones devem apresentar demanda elevada em 2009, com taxa de crescimento estimada em 8,9% em todo o mundo.  “Dispositivos móveis convergentes continuam muito procurados por muitos consumidores", observou Ramon Llamas, analista sênior para o setor. “Os usuários perceberam que estes dispositivos podem fazer além da transmissão de voz, especialmente quando se trata de aplicativos”.


Fonte: B2B Magazine

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

0 Comments:

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger