Aluga-se um Programador

O comércio eletrônico não se restringe apenas a lojas e leilões virtuais. Já a algum tempo programadores de todo mundo podem negociar seus serviços com empresas longe de seus locais de origem.

Existem sites que fazem um serviço de seleção e recrutamento, de profissionais da área de informática. Eles já são muito comuns em outros países e o Brasil já começa a engatinhar com sites do ramo.
Um dos sites mais conhecidos nesse ramo la fora é o Rent a Coder(http://www.rentacoder.com). Ele funciona como intermediario entre os profissionais e as empresas.
O portal funciona da seguinte forma: após o programador se cadastrar no site ele pode participar de leilões de algum projeto. Por exemplo, uma empresa pode colocar disponivel um projeto de loja virtual em ASP.NET ou PHP, e estipular que pagará no maximo 100 dólares pela página. Então vários programadores colocam suas propostas e a empresa escolhe o que tiver a melhor proposta(não sendo necessariamente o menor preço).

Existe uma gama enorme de projetos disponiveis, desde programação em várias linguagens, designers até questões de administração de servidores, banco de dados, sistemas operacionais tais como Unix, Linux, entre outras tecnologias.

Outros sites similares:
http://www.getacoder.com/
http://www.guru.com/
http://www.elance.com/

Aqui no Brasil, este tipo de serviço ainda é novo. Dentre os representantes por aqui podemos citar o ProgBr.

Progbr.com: A plataforma de seleção on-line do ProgBr permite que o profissional crie seu portfolio e inclua informações sobre sua formação e contatos. O cadastro é grátis, tanto para empresas, quanto para os profissionais. Além disso, os formulários não seguem uma ordem linear e o visitante pode incluir as informações que desejar. Caso você tenha incluído uma oferta de emprego, basta aguardar para que profissionais com os conhecimentos pedidos, façam suas propostas para o projeto. Então você poderá conhecer o portfólio de cada um e escolher o que mais lhe agradar. Para os profissionais existem algumas ferramentas que auxiliam na busca por ofertas. Como a secretária eletrônica, que cadastra automaticamente a proposta pré-programada, nas ofertas que coincidem com os conhecimentos do profissional. Além disso, o site possui uma busca com filtragem, que permite tanto profissionais quanto empregadores encontrarem especificamente o que desejam.






terça-feira, 11 de novembro de 2008

1 Comment:

Letícia said...

Muito interessante esse post.
Hoje já vemos que a realidade de banco de dados de emprego é muito forte na web. Agora leilões de projeto isso é novo(pra minha cabecinha). Obrigada pela oportunidade que me deu em conhecer mais uma tendência que está por vim.
Achei muito interessante, vou dar uma olhada nos sites só a nível de curiosidade. =p

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger